NOTÍCIAS

01/12/2016

Antica Pizzeria Port Alba

Atualmente consideramos que a pizza é um elemento fundamental da gastronomia italiana. E que eles a sabem fazer como ninguém. No entanto, a sua origem está envolta em mistérios.

Há quem diga que esta foi inventada no Egito, outros dizem que foi na Grécia que tudo começou. Diz-se ainda que foi através das Cruzadas que a pizza chegou ao porto de Nápoles e o hábito de consumo por lá ficou.

Invenções à parte, a verdade é que a refeição pegou e hoje é uma das comidas mais apreciadas no mundo. E, de acordo com registos oficiais, a Antica Pizzeria Port’Alba é a pizzaria mais antiga do mundo.

A história da venda de pizzas, em Nápoles, começou em 1738 com a comercialização desta refeição em tendas, uma espécie de food trucks da época, que vendiam pizza a quem passava na rua. Mas só em 1830 é que a Antica Pizzeria Port’Alba abriu suas portas em Nápoles e assim se mantém até hoje.

Além de ser a pizzaria mais antiga da história, ela também fez história nesse segmento. Em 1889, o pizzaiolo Raffaele Esposito, que trabalhava na Antica Pizzeria Port’Alba, foi convidado para ir ao palácio real italiano para fazer três pizzas para o rei Umberto e a rainha Margherita de Sabóia. Uma das pizzas preparadas foi pensando nas cores da bandeira italiana (vermelho, branco e verde), com tomate, queijo mozzarella e manjericão. A rainha gostou tanto dessa combinação que a mesma foi batizada com o seu nome: a pizza Margherita.

Se passar por Nápoles não perca a oportunidade de experimentar esta pizzaria com muitos anos de experiência.

PUBLICIDADE