NOTÍCIAS

30/08/2016

Será que descobriram a receita secreta do KFC?

Uma polemica tomou conta da gastronomia mundial: será que descobriram a receita secreta dos temperos do frango frito do KFC?

Uma fórmula muito bem guardado que continua sendo um dos maiores mistérios da culinária do mundial.

A receita foi parar nas mãos do pessoal do Chicago Tribune apor meio do sobrinho Coronel Harland Sanders fundador do KFC, Joe Ledington de Kentucky. Ele diz que a encontrou em um álbum fotos que pertencia a sua falecida tia Claudia, segunda esposa de Sanders.

O pessoal do Chicago Tribune, logo resolveu testar a receita. Acompanhe a narativa do teste abaixo: 

"O nosso objetivo não era para replicar o método exato, usado pelo KFC. Esse método tem sido explorado e escrito por muitos mas sem sucesso. Na verdade, decidimos mergulhar o frango cru em um banho de leitelho e ovos, passar na receita e fritar. 

Vários lotes de carne de frango foram preparados na cozinha de teste do Chicago Tribune pela chef Lisa Schumacher. Foram convidados repórteres e editores para provar cada lote, sempre comparando com o frango frito do KFC, que foi comprado no restaurante da 1144 S. Ocidental Ave. em Chicago.

Nós compramos todas as ervas e especiarias, para o teste. Usamos farinha de trigo e sal de mesa padrão.

A receita de ervas e especiarias, como está escrito no papel:

11 temperos + 2 xícaras de farinha de trigo.

1) Ts 2/3 Sal

2) 1/2 Ts Tomilho

3) 1/2 Ts Manjericão

4) 1/3 Ts Oregano

5) 1 Ts Sal de aipo

6) 1 Ts pimenta preta

7) 1 Ts Mostarda em pó

8) 4 Ts paprika

9) 2 Ts Sal de alho

10) 1 Ts gengibre em pó

11) 3 Ts pimenta branca

O primeiro desafio foi o de determinar o que que a letra 'T' significava. A prática padrão em abreviar medidas nas receita diz que 'T' é colher de sopa. Mas e se a pessoa que escreveu a lista em um pedaço papel significava colher de chá?Então, nós testamos o tempero misturando os dois modos: com as medidas de colher de chá e com as medidas de colher de sopa, ambos misturados em duas xícaras de farinha.

Ao comparar esses dois primeiros lotes, provamos e imediatamente concordaramos que a resposta era: T é igual colheres de sopa. 

Mas o sabor do lote escolhido não ficou muito bom, pois o óleo  estava muito quente e a frango ficou um pouco queimado.

Resolvemos testar de novo. Com a temperatura do óleo controlado a 180°, o frango embebido em leitelho e passado apenas uma vez na mistura, tivemos a nossa degustação final.

Como foi? Bem, realmente bom. Na verdade, as pessoas que provaram concordarão que o frango ficou melhor que a receita do KFC.

Mas a receita descoberta batia com a mistura secreta do coronel? Ela chegou muito perto, mas ainda faltava algo. Mas foi quando um repórter pegou um pequeno pode com glutamato monossódico (realçador de sabor)) e polvilhou sobre um pedaço de frango frito, que a magia aconteceu. Nossa frango era igual a porção comprada no KFC. Será que KFC adiciona  glutamato monossódico? Um porta-voz KFC afirmou que eles usam  glutamato monossódico na receita.

Então essa poderia ser mistura secreta do coronel de 11 ervas e especiarias? Temos certeza que sim. As únicas pessoas que podem dizer definitivamente são os guardiões da receita na empresa-mãe da KFC. Pedimos, mas a empresa só dizia: "Muitas pessoas ao longo dos anos têm tentado descobrir receita secreta, mas ninguém nunca conseguiu."

Tudo o que sabemos é que a receita que testamos, certamente, tem gosto de KFC". 

Receita de frango frito com 11 ervas e especiarias

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

2/3 colher de sopa de sal

1/2 colher de sopa de folhas de tomilho seco

1/2 colher de sopa de folhas de manjericão seco

1/3 colher de sopa de folhas de orégano seco

1 colher de sopa sal com aipo

1 colher de sopa de pimenta preta

1 colher de sopa de mostarda seca

4 colheres de sopa de páprica

2 colheres de sopa de sal de alho

1 colher de sopa gengibre em pó

3 colheres de sopa de pimenta branca

1 xícara de leitelho

1 ovo batido

1 frango, cortado em pedaços, o peito cortado ao meio para uma fritura mais homogénea

óleo de canola ou algodão.

Modo de preparo:

1 Misture a farinha em uma tigela com todas as ervas e especiarias; reserve.

2 Misture o leitelho e o ovo em uma tigela separada até misturar bem. Mergulhe o frango na mistura em temperatura ambiente,  por 20-30 minutos.

3 Retire o frango da mistura, permitindo que o excesso escorra. Mergulhe os pedaços de frango na mistura de erva-especiaria-farinha para revestir todos os lados, sacudindo o excesso. Reserve sobre uma assadeira, por 20 minutos.

4 Enquanto isso, aqueça o óleo até 180°. (Use um termômetro de fritura para verificar a temperatura.) Quando atingida a temperatura, abaixe o fogo para médio para mantê-lo em 180°. Frite de 3 a 4 peças de cada vez. Frite até dourar, virando uma vez (15-18 minutos). Transferir os pedaços de frango para uma assadeira coberta com papel toalha. Antes de fritar mais, verifique se o óleo voltou  a temepratura de 180°. Repita com o restante frango.

Uma nota sobre  glutamato monossódico:  Embora KFC confirmou que a sua receita atual usa MSG, esse ingrediente não fazia parte da lista de ervas e especiarias que recebemos do sobrinho do coronel, por isso, não foi adicionado MSG na receita publicada. Se você quiser experimentar o frango com MSG, sugerimos fazer como fizemos: Polvilhe um pouco sobre os pedaços de frango acabados direita antes de comer.

PUBLICIDADE