NOTÍCIAS

31/05/2016

Mais que um bolo, um obra de arte!

Fora da Rússia poucos são as pessoas que já tenham ouvido falar ou provado um bolo chak-chak, ou um pastel de requeijão vatrushka. O mesmo não acontece com os bolos da confeiteira Olga Noskova que, apesar de fugirem a uma tradição secular, conquistam centenas de milhares de seguidores na rede Instagram a cada dia.

Atributos não faltam às criações de Olga que primam por nos surpreender visualmente. A confeiteira alcançou um patamar de perfeição na técnica de glaçagem, ou seja, tornar espelhada uma cobertura, combinando ingredientes como a gelatina, glicose, açúcar e corante.

Um cuidado que a confeiteira estende a todo o processo de produção do bolo o que inclui as camadas interiores, perfeitamente alinhadas, as combinações de cores e as coberturas que introduzem frequentemente uma combinação de frutas.

Quem pretender lançar-se na produção destes bolos dados ao espetáculo pode seguir a receita que reproduzimos abaixo. Depois, depois você terá que treinar muitas horas. 

 

Ingredientes:

- 20 g de gelatina em pó sem sabor,

- 120 ml + 150 ml de água,

- 300 g de glucose em pó,

- 300 g de açúcar,

- 200 ml de leite condensado,

- 300g de chocolate em barra derretido,

- corante alimentar a gosto.

Acompanhe o passo a passo:

Comece por dissolver a gelatina em pó em 120 ml de água. Ferva a glicose numa panela, juntando o açúcar e 150 ml de água. Tire do fogão e acrescente a gelatina. Adicione o leite condensado e mexa a mistura.

É chegada a hora de colocar o preparado sobre o chocolate já derretido. Utilize uma batedeira para eliminar todas as bolhas de ar.

Acrescente o corante para obter o efeito “vidro”.

Para conferir um acabamento de brilho, o bolo que vai receber o vidrado deve estar gelado. Um bolo quente tende a derreter a mistura.

Veja a algumas das criações:

 

Pelo Sabores/Portugual.

PUBLICIDADE