NOTÍCIAS

10/03/2016

Qual a diferença ente ovos brancos e vermelhos?

Quando se trata de comprar ovos, você pode optar por brancos ou vermelhos. Mas qual a diferença entre esses duas cores? Será que a cor dita a sua preferência? Talvez você compra ovos brancos, porque  é esse que você comeu a vida toda?. Ou talvez tenham dito que os ovos vermelhos são melhores para você?

Os ovos brancos e vermelhos certamente são diferentes, e muitas vezes há uma diferença de preço entre os dois, mas você sabe por quê?

A diferença está no frango

Quando se trata da cor do ovo, a chave reside na raça da galinha. Em geral, as galinhas de penas brancas com orelhas brancas põem ovos brancos e galinhas com penas marrom-avermelhada  com orelhas vermelhas põem ovos vermelhos. Há também as raças que põem ovos azuis menos comumente encontrados e ovos salpicados.

Ovos vermelhos são melhores que ovos brancos?

A cor de um ovo não é um indicador de qualidade. Quando se trata de sabor e nutrição, não há diferença entre os ovos brancos e vermelhos. Apesar do fato de que eles são muitas vezes mais caros, ovos vermelhos não são melhores para você do que ovos brancos, e vice-versa.

Ovos vermelhos têm uma casca mais dura?

As cascas de ambos os ovos tem a mesma espessura. Se você já notou que uma casca de ovo parece mais difícil de quebrar, é por causa da idade do frango, e não a cor do ovo. Galinhas mais jovens tendem a pôr ovos com cascas mais duras, enquanto galinhas mais velhas põem ovos com cascas mais finas. Isto é verdade para ambos os ovos brancos e vermelhos.

Por que ovos vermelhos e mais caro?

Há uma percepção de que os ovos castanhos são mais caros, por que eles devem ser mais "natural" ou mais saudável. Isso não é necessariamente verdade. Ovos vermelhos tendem a ter um preço mais elevado simplesmente porque as galinhas avermelhadas que põem ovos vermelhos são maiores que as galinhas que pôem ovos brancos, e, como tal, elas necessitam de mais alimentos. Esse custo extra é pago por você.

Uma pequena ressalva!

Há uma pequena ressalva, no entanto. Se você já comeu ovos de galinhas em casa, os chamados ovos caipiras, as chances são de que eles eram vermelhos, e você pode ter notado que comeu um ovo mais saboroso e tinha uma gema mais vibrante. Há uma razão para isso.

Muitas das galinhas comumente encontrados no fundo de um quintal são vermelhas. Mas não é a cor do ovo que explica o melhor sabor. Pelo contrário, é a alimentação que foi dado para o galinha. Alimentação desempenha um grande papel na cor da gema e sabor do ovo.

PUBLICIDADE