NOTÍCIAS

10/03/2016

O melhor presunto do mundo

O melhor presunto do mundo e produzido em Huelva e custa 4.100 euros. É isso que nos conta a reportagem do El País, que revela que esta espécie de presunto, feito apartir do porco da raça  "Manchado de Jabugo ibérico puro" (foto abaixo) venceu o prémio de produto número um na maior feira europeia de produção ecológica, a Biofach de Nuremberga, na Alemanha.

O produtor é um catalão de 67 anos. “Paciência, paixão e prazer” é a receita do sucesso de Eduardo Donato. Afinal, esta raça de porco (Manchado de Jabugo) é uma espécie em vias de extinção, pois desapareceram muitos exemplares depois da peste suína e da industrialização do setor, diz o artigo.

“O nosso compromisso com o meio ambiente obriga-nos a ter uma produção limitada”, explica Donato, que produz este tipo de presunto há 26 anos. Segundo o El País, existem poucos mais de 100 exemplares desta espécie e que têm um crescimento lento, o que poderá afastar empresários ou empreendedores mais famintos… de lucro instantâneo. Donato vende apenas 80 peças ao ano.

Donato tem a ajuda da filha, Marta, e de vez em quando da vizinhança. As entregas são feitas a domicílio e há adeptos em muitos pontos do mundo, como Bruxelas, Berlim, Viena, Luxemburgo e Hong Kong, por exemplo. Pelo Observador.

PUBLICIDADE