NOTÍCIAS

04/02/2016

Tudo que você precisa saber sobre o uísque

O uísque ou whisky, é uma bebida alcoólica destilada, muito apreciada pelos homens e mulheres pelos quatros cantos do planeta.
É uma bebida que é feita através de grãos, como por exemplo, dos grãos de milho, trigo, arroz e do grão da cevada germinado e tostado, mais conhecido por malte.

Processo de fabricação:

Apesar de existirem diferentes tipologias de uísques, através da utilização de grãos diferentes e com timings de fabricação distintos, o processo segue sempre os mesmos passos:

- Fermentação: Esta é a primeira etapa, onde se utiliza a levedura para transformar os grãos de açúcar em álcool

- Destilação: Nesta segunda etapa, a água é separada do álcool através das diferentes temperaturas de ebulição

- Maturação: Nesta etapa final, o uísque é envelhecido num barril de jerez ou carvalho.

Classificação:
Os anos apresentados no rótulo indicam o tempo que o uísque esteve em maturação, logo, quanto maior, mais raro e mais caro. No entanto, há ainda outros fatores que diferenciam a classificação dos uísques, como por exemplo:

- Single Malt: Este é um tipo de uísque produzido apenas com cevada maltada, proveniente de uma única plantação e de uma única destilaria. É o caso do Glenfiddich e do The Macallan.

- Blended Malt: Tal como o nome indica, este uísque é a mistura de dois ou mais single malts.

- Single Grain: Estes uíques, tal como os single malt, são provenientes de uma única destilaria, no entanto, tem como base uma mistura de grãos como o trigo, milho e centeio.

- Blended  Scotch: Estes são os mais populares e misturam os single malts com os single grain. É o caso do Johnnie Walker e Chivas.

Esta bebida teve origem na Escócia, por volta do séc. XVII, no entanto, o seu processo foi rapidamente copiado e a bebida já é produzia por todo o mundo, sempre com algumas variantes:

Scotch Whisky: Tal como nome indicada, os uísques desta categoria tem que ser destilados e maturados somente na Escócia. Este, que é considerado o país de origem das destilarias, tem apenas 6 regiões que produzem esta bebida e todas elas produzem uísques com características distintas.
Para pertencer a esta categoria,  a bebida tem que respeitar outros critérios como: ser single malt ou blended; pelo menos 3 anos de amadurecimento; destilação dupla; e maturação em barricas anteriormente utilizadas por vinhos Jerez e de carvalho americano.

Irish Whiskey: Os uísques irlandeses são elaborados a partir de uma mistura de cevada não defumada e não tostada, por isso, são mais frutados e apimentados. É uma bebida menos intensa e mais suave que os uísques escoceses, porque são destilados três vezes.

Bourbon e Tennessee: Também conhecidos como uísques americanos, estas duas variantes são destiladas nos Estados Unidos e utilizam o milho como principal matéria prima. O Bourbon tem no mínimo 51% de milho na sua composição e é maturado em barris de carvalho virgem. Já o Tennessee, é um uísque mais adocicado porque antes de ser maturado passa por um processo de filtragem com melaço. Este último é produzido por uma só marca, a Jack Daniel's.

Uísque Japonês: Considerado um dos melhores do mundo, este é o mais jovem dos uíques. Produzido pela destilaria Yamazaki tem como inspiração os uísques escoceses, mas com algumas distinções como o processo de fermentação mais longo, bem como uma maturação extra em barris de carvalho japonês.

PUBLICIDADE