NOTÍCIAS

26/11/2015

Vinhos rosés: sabor e beleza que se põem à mesa

Com a chegada da primavera e a proximidade do verão, a busca por vinhos mais leves e que possam ser consumidos com temperaturas mais baixas aumenta. Entre eles, ganham destaque os vinhos rosés. Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, um dos principais e-commerces de vinhos do País, apresenta algumas sugestões e curiosidades sobre esta bebida que agrega sabor e beleza às mesas.

“O rosé é uma ótima opção para consumo nesta época do ano, principalmente pelo fato de ser servido a uma temperatura de 7ºC a 10ºC, diferentemente do tinto que deve ser consumido em temperatura ambiente. A garrafa pode, e deve, inclusive, ser colocada no balde de gelo para conservar a temperatura baixa”, ressalta.

Entre as opções para a escolha, Jessica indica o Gran Sello Tempranillo Rosado 2011 ou o Los Vascos Cabernet Sauvignon Rosé. As duas alternativas harmonizam perfeitamente com frutos do mar e massas em geral. 

A sommelière explica que os vinhos rosés possuem um processo de fabricação diferenciado, o que garante uma coloração única à bebida. “As uvas tintas são maceradas e têm as cascas removidas antes que transmitam ao suco todos os pigmentos e taninos. Posteriormente, o vinho segue o processo de fermentação semelhante ao de um vinho branco”, explica. 

Entre as uvas mais utilizadas na produção desses vinhos, estão a Garnacha e Syrah, que são produzidas em países como Espanha, França, entre outros.

Para destacar ainda mais a coloração, os fabricantes investem em garrafas atrativas e diferenciadas, deixando a bebida ainda mais elegante e sedutora. No entanto, engana-se quem acredita que o vinho rosé é indicado apenas para o público feminino.

“Hoje é um mito afirmar que um rosé é apenas para mulheres. É uma bebida indicada para todos os paladares. Geralmente são mais simples e podem ser apreciados em momentos de lazer, como em um fim de semana na praia, no campo ou onde mais a sua imaginação permitir”, explica a sommelière da Evino, Jessica Marinzeck.

http://www.evino.com.br 

PUBLICIDADE