NOTÍCIAS

20/11/2015

Salmão modificado geneticamente é aprovado nos EUA

O FDA (EUA) acaba de declarar que o salmão geneticamente modificado pode ser consumido pelo ser humano. Ontem, a agência anunciou sua aprovação final do salmão "AquAdvantage" do Atlântico projetada para crescer mais rápido do que o salmão de viveiro convencional,  relata o The New York Times.

De acordo com o relatório do FDA, "o salmão modificado é tão segura para comer quanto qualquer salmão comum, e também tão nutritivos quanto. Este é o primeiro animal geneticamente modificado destinados ao consumo humano aprovado pela FDA.

Mas a maior preocupação com a aprovação do AquAdvantage pela FDA parece ser pela rotulagem, pois a FDA está deixando "a critério dos vendedores deste salmão para que eles decidam voluntariamente se optam por rotular os seus produtos como geneticamente modificada ou não".

Washington Post aponta que os "ativistas pela segurança alimentar, grupos de ambientalistas e indústria de pesca do salmão, e também os legisladores do Alasca, há muito tempo se opõem à aprovação do peixe  que ironicamente se referem como" Frankenfish ' e que sua existência poderia abrir a porta para uma ampla gama de alimentos de origem animal geneticamente modificados e potencialmente inseguros. "

Como era de se esperar, a FDA já está recebendo criticas dos principais grupos de vigilância do consumidor. O  Food & Water Watch divulgou um comunicado criticando a aprovação de AquAdvantage e afirmando que a empresa AquaBounty, responsável pelo AquAdvantage tem uma longa história : "Nos últimos anos, as instalações da AquaBounty fora dos Estados Unidos lidaram com um surto de doenças, como no Panamá, que resultou em uma multa pelos orgõs reguladores deste país por violação das leis ambientais  ".

No mínimo, os consumidores deveriam ter o direito de decidir se querem ou não consumir alimentos geneticamente modificados, uma escolha que é eliminado quando a FDA diz que empresas como a AquAdvantage não precisa rotular os seus produtos como tal.

 

PUBLICIDADE