NOTÍCIAS

09/10/2015

6ª edição do Concurso Mestre Cervejeiro

A 6ª edição do Concurso Mestre Cervejeiro terá uma das etapas mais importantes e decisivas. Trata-se de um evento cujo único objetivo será realizar degustação das cervejas que foram aprovadas pelo Beer Analyzer um equipamento de alta precisão que indica parâmetros, como teor alcoólico, densidade, calorias, grau de fermentação, entre outros detalhes que eliminaram cervejas que não tinham as características de uma Irish Red Ale. As avaliações serão feitas durante o maior evento cervejeiro do país, a Oktoberfest, entre os dias 10 e 11 de outubro, na cidade de Blumenau/SC. 

Os jurados escolherão as 15 melhores cervejas do estilo Irish Red Ale. Entre os juízes, estão alguns dos nomes mais importantes do cenário cervejeiro nacional, como André Clemente, Bruno Mendes, Cassio Piccolo, Daniel Wolf, Gerhard Beutlling, Gil Lebre, Juliano Mendes, Leonardo Botto, Luís Celso Jr, Mauricio Beltramelli, Norberto Neto, Patrick Stephanou, Paulo Almeida, Paulo Roveri, Peter Ehrhardt, Raphael Rodrigues, Rubens Mattos, Sidney Telles Belchior e os convidados internacionais Pete Slosberg e Stephen Beaumont. Para conhecer melhor os integrantes do júri, acesse o site do concurso: mestrecervejeiro.eisenbahn.com.br 

“É um momento muito decisivo e emocionante do Concurso. Sei que estão todos ansiosos e aguardando para saber quem serão os 15 finalistas. Posso garantir que o time de jurados está muito bem representado por profissionais do mercado cervejeiro. Estamos muito felizes de realizar esta etapa do Concurso dentro da Oktoberfest – evento que temos orgulho em patrocinar”, afirma Alexandre Candido, gerente de cervejas especiais da Brasil Kirin.

Sobre o Concurso Mestre Cervejeiro
Desde 2007, a Eisenbahn organiza o Concurso Mestre Cervejeiro, o primeiro e maior realizado por uma cervejaria brasileira. Em sua sexta edição, a disputa elegerá a melhor Irish Red Ale produzida por um cervejeiro caseiro.

O estilo é marcado por cervejas complexas e bem elaboradas. Uma de suas principais características está na aparência cuja cor vai de âmbar a cobre avermelhado profundo. Quanto ao aroma, o malte deve ser de baixo a moderado e o lúpulo, geralmente é ausente ou muito baixo. No sabor, o dulçor é moderado de malte caramelo, ocasionalmente com um tostado amanteigado ou lembrando toffee. Seu final deve ter um leve gosto de grão torrado, que trará uma típica secura no final. (Amargor: 18-28 IBU. Densidade Original: 1.036 – 1.046. Densidade final: 1.010-1.014. Álcool: 3,8% – 5,0% v/v. Cor: 9-18 SRM, de acordo com o Beer Judge Certification Program 2015).

O ganhador assinará a sua receita, produzida pela Eisenbahn, como edição limitada. Além de escolher o nome da cerveja, sua assinatura estará no rótulo. No concurso, apenas cervejeiros caseiros podem participar com criações de sua autoria. A cada ano, diferentes estilos de cerveja são avaliados. Diversos profissionais ligados à área cervejeira como jornalistas, mestres cervejeiros, comerciantes de cerveja, entre outros, são convidados a compor o júri. Todas as cervejas são avaliadas em degustação às cegas e nenhum juiz tem acesso às informações referentes ao autor. 

Ano passado, o vencedor do 5º Concurso Mestre Cervejeiro foi Anderson Faller, responsável por produzir a melhor Belgian Blond Ale, nomeada de Eisenbahn Ventura. Em 2013, foi a vez de Fabert Araújo, cuja receita de American India Pale Ale, designada como Frosty Bison, foi escolhida como a vencedora. Já na 3ª edição do concurso, em 2009, quem levou a melhor foi o cervejeiro Sandro Sebastião que teve uma Dubbel escolhida como a melhor cerveja caseira, a São Sebá. O 2º concurso, aconteceu em 2008, e o vencedor foi Ivan Steinbach, dono da receita de uma Porter, nomeada como Joinville Porter. Em 2007, a primeira edição presenteou o cervejeiro Leonardo Botto, que produziu uma Belgian Dark Strong Ale, a icônica A Dama do Lago. 

A Eisenbahn é uma das cervejas mais premiadas internacionalmente. Em 2014, a marca participou de concursos renomados como o International Beer Challenge e World Beer Awards 2014 e levou para casa 24 medalhas. Já são mais de 80 premiações ao longo de história. 

PUBLICIDADE