NOTÍCIAS

23/09/2015

15º Campeonato Brasileiro de Barista

Durante a Semana Internacional do Café (SIC)  entre os dias 24 e 26 de setembro(quinta a sábado), no Expominas, em Belo Horizonte serão realizadas três competições voltadas para baristas: 15º Campeonato Brasileiro de Barista, 5º Campeonato Brasileiro de Preparo de Cafés Filtrados e 8º Campeonato Brasileiro Cup Tasters. Os torneios, realizados anualmente, são classificatórios para os mundiais promovidos pela World Coffee Events (WCE), organização que realiza campeonatos e eventos internacionais relacionados ao universo do café. A WCE foi criada pela Speciality Coffee Association of Europe e pela Speciality Coffee Association of America.

Todas as competições serão realizadas no Espaço Café Brasil e reunirão conceituados baristas de todo o país. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Café e Barista ACBB), Luiz Otávio Franco, o grande objetivo dessas competições é, além de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo barista, ampliar o conhecimento dos consumidores sobre os cafés especiais e colaborar para o desenvolvimento desse tipo de bebida. “Buscamos estimular o consumo e sensibilizar o mercado para os grãos especiais”, afirma.

Para ele, as competições são ainda uma importante forma de preparação dos baristas. “Eles são a interface com o consumidor final, precisam ter conhecimento sobre os cafés, sobre as melhores técnicas e tecnologias”, explica. Além disso, Franco ressalta que os prêmios são importantes para o currículo do profissional e o ajuda a galgar novas posições no mercado.

Competições:

15º Campeonato Brasileiro de Barista: o barista tem 15 minutos para preparar e servir aos juízes quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques criados por ele próprio.

5º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café Filtrado: destaca e valoriza a arte de preparar o café pelo modo de infusão manual. Os competidores precisam usar técnica e habilidade para extrair o melhor do café escolhido.

8º Campeonato Brasileiro de Cup Tasters: são preparadas três xícaras de café, sendo duas delas idênticas e outra com um café diferente, que deve ser identificado pelo competidor.

Campeonato Brasileiro de Barista: Classificatórias: 24/09, a partir das 12h | Classificatórias: 25/09, a partir das 14h30 | Finais: 26/09, a partir das 16h.

Campeonato Brasileiro de Preparo de Café: Classificatórias: 25/09, a partir das 10h | Finais: 26/.9, a partir das 13h.

Campeonato Brasileiro de Cup Tasters: Classificatórias e Finais: 26/09, a partir das 9h. Premiações Gerais: 26/09, às 20h.

Semana Internacional do Café 

Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte - Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC conta também com Patrocinadores Diamante Sistema Ocemg, Sescoop e Sistema OCB; Patrocinador Prata Sicoob Sistema Crediminas e Patrocinador Bronze Jacto.

www.semanainternacionaldocafe.com.br

PUBLICIDADE