NOTÍCIAS

25/08/2015

Um super óleo para frituras

Ao longo dos anos, muitas têm sido as polémicas que têm envolvido o óleo para frituras. Foi o adulterção de óleo nos Estados Unidos, que era utilizado para produzir biodiesel; foi o escândalo na China em 2012 e, dois anos mais tarde, em Taiwan, em que vendedores ambulantes e funcionários de restaurantes pegavam óleo do lixo e dos esgotos para preparem a comida; e as doenças de coração. Mas agora parece que tudo isto terá um final feliz.

Uma equipe da University of Putra Malaysia criou um óleo que pode ser usado 80 vezes antes de ser descartado, feito à base de óleo de palma, ele é 85% menos absorvido pelas frituras do que os óleos que utilizamos hoje e diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e câncer.

O segredo? A combinação de ervas rutaceae (rutáceas) que têm propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-histamínicas e, ainda segundo aScience Daily, têm um bónus: dão mais sabor à comida e tornam elas mais crocante.

O óleo chama-se ADFHAL e cada letra tem um significado: A (antioxidante), D (diminuição do desperdício e dos gastos), F (free, livre de gorduras trans, sintéticas ou colesterol), H (have, tem benefícios para a saúde), A (anti absorção), L (lengthen, alonga o período de vida do óleo e o seu uso).

 

 

PUBLICIDADE