NOTÍCIAS

14/08/2015

Cientistas criam espaguete amigo do coração

Um grupo de cientistas da Universidade de Granada e do Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento do Alimento Funcional em colaboração com duas universidades italianas (Universidade de Bolonha e Universidade do Molise) desenvolveu um ‘superesparguete’ que é ‘amigo do coração’.

Trata-se de uma massa enriquecida, elaborada com farinhas funcionais, que contém mais fibra e proteínas do que a massa normal e ajuda a reduzir o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, descreve o ABC.

Os pesquisadores, que publicaram parte das conclusões deste trabalho na revista Food Research Internacional, demonstraram que as novas tecnologias limpas permitem obter farinhas funcionais utilizando o grão do cereal inteiro, evitando a formação de sub-produtos residuais no processo de moagem.

A novidade tecnológica deste novo produto mereceu destaque no site da Sociedade Química Americana que num artigo define este novo esparguete como um ‘superesparguete’.   

“Os produtos formulados permitem, com uma única dose (um prato de massa), chegar a 70% da dose de beta-glucanos aconselhados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (AESA)", sublinha a professora da Universidade de Granada, Gómez Caravaca, citada pelo ABC.

PUBLICIDADE