NOTÍCIAS

07/07/2015

Festival Gastronômico Sabor de São Paulo 2015

O Senac São Paulo apoia o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizado pela revista Prazeres da Mesa. Na ocasião, pratos típicos de diferentes regiões do Estado serão selecionados, de março a outubro de 2015, e os melhores quitutes farão parte do Guia de Turismo Gastronômico oficial da Secretaria de Turismo. Ao final das etapas terá um grande festival nos dias 14 e 15 de novembro.

Esse projeto vai mapear os pratos típicos, produtos e matérias-primas que caracterizam a identidade gastronômica paulista. Para isso, a iniciativa contará com treze etapas de seleção em cidades anfitriãs que pertencem a macrorregiões do Estado. Para cada etapa regional, haverá uma fase de inscrição, um período de chamada dos pratos típicos escolhidos e, finalmente, a festa eliminatória, na qual serão escolhidos os dez melhores quitutes de cada macrorregião.

As eliminatórias terão, em todas as cidades, um chef padrinho e serão organizadas no formato de feiras, nas quais o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu quitute preferido. As edições do festival terão suas sedes em unidades do Senac São Paulo.

Os dez pratos conhecidos em cada etapa eliminatória serão submetidos à avaliação popular e à de um júri especializado, composto pelo chefe padrinho, por jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac São Paulo e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Esse júri selecionará quatro vencedores de cada macrorregião, que serão conhecidos no festival final.

Todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos com forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade - quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem quitutes típicos. A organização do evento oferecerá transporte e alojamento para os selecionados. As inscrições dos pratos já estão abertas e o regulamento pode ser consultado no site oficial do evento.

Para acompanhar as eliminatórias, das 17 às 21 horas, basta adquirir o ingresso, por R$ 10, na unidade a partir das 14 horas do dia da eliminatória. Essa pessoa terá direito a degustar as porções dos pratos de dez estabelecimentos finalistas e participar do voto popular. Já os interessados em participar das palestras, que serão realizadas no mesmo dia da eliminatória, às 15 horas, devem se inscrever gratuitamente abaixo, clicando na unidade de interesse.

Confira o cronograma:
12 de março - Sorocaba - Chef padrinho - João Belezia
26 de março - Bauru - Chef padrinho - Fábio Vieira
15 de abril - Franca - Chef padrinho - Gabriel Vidolin 
30 de abril - Presidente Prudente - Chef padrinho - Guga Rocha
13 de maio - Taubaté - Chef padrinho - Marcelo Correa Bastos
21 de maio - São José do Rio Preto - Chef padrinho - Dani França Pinto
2 de junho - Araçatuba - Chef padrinho - Dani Padalino
30 de junho - Jundiaí  - Chef padrinho - Dalton Rangel
7 de julho - São Carlos - Chef padrinho - André Castro 
28 de julho - Marília - Chef padrinho - André Ahn
27 de agosto - Ribeirão Preto - Chef padrinho - Raphael Despirite
15 de setembro - Barretos - Chef padrinho - Neka Mena Barreto
14 e 15 de novembro - Etapa final

 

Clique para acessar o site do evento.

Fonte: Senac SP.

PUBLICIDADE