NOTÍCIAS

30/06/2015

Os sabores deliciosos da culinária da Tailândia

A Tailândia é sem dúvida um paraíso para os que gostam das delícias. A riqueza dos seus ingredientes, sabores deliciosos e equilíbrio de nutrição fazem da gastronomia tailandesa uma das mais ricas do mundo.

A cozinha tailandesa combina dois mundos que nem sempre andam juntos: além de sofisticada na mistura de sabores e aromas, também é um exemplo de comida saudável, que usa as verduras, frutas, legumes e temperos frescos. Resultado de uma fusão centenária de influências ocidentais e orientais, ainda tem o charme da apresentação primorosa.

Geralmente, os pratos tailandeses combinam sabores picantes, doces, salgados e ácidos, embora levem pouco sal, açúcar e óleo. Traços das culinárias chinesa e indiana se fazem presentes nos pratos tailandeses à base de arroz e curry, respectivamente. Além disso, as influências de outras culturas também deixaram marcas importantes, como a pimenta-malagueta, introduzida para a região pelos comerciantes portugueses no século 16.

O arroz é um dos alimentos que nunca faltam na mesa dos tailandeses. A comida pode ser preparada de muitas maneiras: fervida, frita, cozida no vapor ou servida em sopa. Os molhos também são importantes, sendo considerados como a base da culinária tailandesa. O molho de peixe, por exemplo, em muitos pratos substitui o uso do sal. Já o molho de ostras fermentadas ou aqueles que incorporam o leite de coco são importantes para suavizar os sabores. Os legumes mais comuns na cozinha da Tailândia são a abóbora, pimentão, brócolis e vagem.

Na Tailândia, algumas pessoas também têm o hábito de inserir os insetos na alimentação. São comuns, principalmente, na área rural e nas cidades do interior. Os mercados de rua oferecem grande variedade de opções de pratos. Além disso, há também nos mercados diferentes tipos de frango frito, batatinhas adocicadas e temperadas, milho frito e muitos outros alimentos.

Papaia, manga, tamarindo, banana, jaca e goiaba são entre as suculentas frutas típicas. Vendidas em barraquinhas de rua, aos pedaços ou batidas com gelo, são um petisco refrescante. Na Tailândia, você também não pode deixar de degustar os camarões, lagostins, lulas e polvos que são temperados com pimentas malaguetas, curry, galanga (raiz da família do gengibre), coentro, capim-limão (as folhas de limão) e o leite de coco. Pela CRI on line.

PUBLICIDADE