NOTÍCIAS

24/06/2015

Vinho tinto ajuda controlar o peso

Beber vinho tinto (com moderação, claro) pode ajudar a controlar o peso. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que revela que um composto presente nesta bebida alcoólica e em várias frutas como as uvas, as framboesas ou as maçãs é capaz de transformar o excesso de gordura branca a chamada gordura "má" em gordura bege, que queima calorias. 

De acordo com uma equipe de pesquisadores da Washington State University, nos EUA, esta descoberta pode significar o desenvolvimento de novas estratégias para a prevenção e o tratamento da obesidade, corroborando estudos prévios que apontavam para uma capacidade protetora do composto em causa, o resveratrol, contra esta doença.

Trata-se de um polifenol, ou seja, um tipo de antioxidante, que, além de presente no vinho tinto, é fácil de encontrar na maioria das frutas, em especial os mirtilos, os morangos, as framboesas, as uvas e as maçãs. Cerca de duas ou três porções diárias, revelam os cientistas, são o suficiente para evitar chegar a um peso excessivo.

'Usamos o resveratrol como um representante de todos os outros polifenóis. Estamos estudando na sua forma pura para sermos consistentes com um estudo que saiu há 20 anos na revista científica 'The Lancet' e que mostrava que o resveratrol no vinho tinto tinha efeitos benéficos", explica, em comunicado, Min Du, um dos autores da nova investigação.

PUBLICIDADE