NOTÍCIAS

22/06/2015

Saquê ganha aplicação para uso na culinária

Versões licorosa e seca dão toque diferenciado e realçam o sabor das receitas, sendo indicadas como tempero e na preparação de molhos, além de amenizar o aroma de peixes e frutos do mar.

A Tozan, fabricante de produtos voltados à culinária japonesa, carrega a força de ser a empresa pioneira no Brasil, fabricando há mais de 80 anos seus produtos de origem japonesa em terras tupiniquins.

Quando se fala em Saquê, imediatamente nos lembramos de um produto muito tradicional e, principalmente, consumido em restaurantes japoneses. Entretanto, essa bebida milenar fermentada à base de arroz tem muito mais aplicabilidades do que se pode pensar.

Diferentemente do que muitos imaginam, o consumo da bebida vem caindo com o passar dos anos no Japão, ao contrário do Brasil, pois lá o consumo é basicamente puro e no mercado brasileiro é amplamente utilizado em drinks, as famosas saquerinhas ou caipirinhas de saquê. Esse crescimento se deve, entre outros fatores, pela leveza da bebida, teor alcoólico moderado e quantidade menor de calorias, se comparado aos destilados.

Os pontos fortes da bebida não param por aí. Assim como o vinho, inspirado na culinária mediterrânea, o saquê é utilizado em diversos pratos e essa versatilidade vem da própria gastronomia japonesa. É importante não subestimar o saquê achando que o produto é destinado somente a pratos orientais, visto que pode ser aplicado, por exemplo, em opções preparadas à base de peixes e frutos do mar, pois o mesmo minimiza os cheiros característicos destes alimentos.

“Nos restaurantes a presença do saquê na cozinha é antiga conhecida por chefs e Sushimen, pois é utilizado como base em grande parte dos pratos. O brasileiro está em um processo de reinvenção da forma de se consumir a comida japonesa. O saquê é importante companheiro neste cenário, considerando suas variadas aplicações como em forma de bebida ou sua utilização nos pratos frios ou quentes”, declara Hiromi Uemura, nutricionista e integrante do Marketing da Tozan.

Os saquês culinários da Tozan e suas aplicações :

Azuma Kirin Comum – Seco — Saquê seco e de sabor acentuado, que pode ser utilizado em diversas receitas, como pratos com peixe ou carnes assadas, além de ser um excelente substituto do vinho em pratos que o utilizam em sua preparação. Possui graduação alcoólica de 15,5%.

Tozan Chef 51 – Seco —Saquê seco que realça o sabor das receitas, além de amenizar o aroma de peixes e frutos do mar. Pode ser utilizado na preparação de molhos, caldos, arroz e pratos mais leves, como frango e refogados. Possui graduação alcoólica de 14%.

 Mirin – Licoroso —Possui sabor adocicado e textura licorosa. É indicado para temperar grelhados e cozidos, como também em pratos agridoces, tendo ampla utilização na preparação de molhos. Possui graduação alcoólica de 14%.

A Tozan oferece diversos produtos que reforçam sua tradição, como shoyu, missô, molhos e temperos. A linha de temperos e shoyu foi modernizada recentemente com novas embalagens mais práticas e atuais, além de novos sabores para agradar aos mais exigentes paladares. A Tozan também atende o canal Food Service em todo o Brasil, distribuindo seus produtos para todos os estilos de restaurantes, seja de culinária oriental ou ocidental. A variedade de seus produtos atende as necessidades dos chefs, gourmets e sushiman, que já confiam na tradição de mais de 80 anos da Tozan. A empresa desenvolve diversos produtos só com os melhores ingredientes e matérias – primas. Em seu portfólio reúne um mix de temperos, shoyus, saquês culinários e acessórios que valorizam ainda mais o sabor do canal Food Service http://azumakirin80anos.com.br/tozan.html 

PUBLICIDADE